BIOESTIMULADORES DE COLÁGENO
Qual a função do Colágeno?
O colágeno é a principal proteína do corpo e está presente na pele, tendões, cartilagens, músculos, ossos e vasos sanguíneos. A sua principal função é garantir a sustentação, coesão, elasticidade e regeneração da pele, mantendo o tônus, a firmeza e a resistência cutânea. Tornando-se, assim, um importante aliado no rejuvenescimento corporal.
O envelhecimento cronológico e ambiental (excesso de sol, tabagismo, poluição, estresse, redução abrupta de peso, exercícios físicos extenuantes) está intimamente relacionado á queda da síntese desse composto, que é produzido naturalmente pelo nosso corpo. A definição de rejuvenescimento facial abrange uma visão tridimensional, que reconhece como sinais de envelhecimento não só perda da textura cutânea e as rugas de expressão (visão bidimensional), mas também as perdas volumétricas e da firmeza da pele. As mulheres são as que mais sofrem com esta perda, pois contam com uma quantidade menor de colágeno se comparada aos homens.
Quando são indicados?
Quando os sinais mais intensos do amadurecimento começam a aparecer, os bioestimuladores de colágeno se figuram entre os mais indicados nos consultórios de dermatologia. Eles são substâncias capazes de incitar nossas células a produzirem colágeno e fazer a pele permanecer firme por mais tempo. De caráter pouco invasivo, quase sem efeitos colaterais e com ótimos resultados, os Bioestimuladores de Colágeno, como ácido Poli-L-Láctico (conhecido comercialmente por Sculptra) e hidroxiapatita de cálcio (Radiesse), quando injetados profundamente na pele, estimulam a produção de colágeno, hidratam o tecido cutâneo e promovem volume, resultado em uma aparência mais jovem e radiante.
Como funciona o tratamento com Bioestimuladores de Colágeno?
Esse tratamento consiste em três sessões, com intervalos de 30 dias em cada uma delas. O procedimento é bem confortável, pois este é realizado sob anestesia tópica, e a aplicação não é feita diretamente em linhas, sulcos ou rugas. Injeta-se em áreas onde há perda da sustentação, justamente na causa do surgimento dos vincos da face.
Logo após a aplicação, já é possível retornar às atividades rotineiras. É importante ressaltar que, embora seja um procedimento seguro, realizado em poucos minutos no consultório, somente poderá ser realizado por um profissional médico capacitado, como o dermatologista ou cirurgião plástico reconhecido e ativo em suas sociedades médicas.
A aplicação do bioestimulador diretamente sob a pele é a maneira mais eficaz de manter os estoques de colágeno em dia, porém deve-se associar sempre ao tratamento uma dieta rica em proteínas, fazer uso de cremes que estimulam a produção do colágeno, como a vitamina C e o ácido retinóico, além de evitar fumo e exposição solar em excesso.
Dra. Elen Oliveira
- Médica graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia - UFBA
- Residência médica em Clínica Médica no Hospital Universitário Lauro Wanderley - UFPB.
- Especialização em Dermatologia na Santa Casa de Misericórdia do Recife
- Título de Especialista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia